Posto Territorial do Programa Periferia Viva é inaugurado no Jardim dos Reis
O projeto, realizado em parceria com o Onu-Habitat, será um ponto de apoio para os moradores, fortalecendo o diálogo entre a comunidade e o poder público
A Prefeitura inaugurou na terça-feira (10) o Posto Territorial do Programa Periferia Viva, no Jardim dos Reis. O espaço funcionará como ponto de apoio para os moradores da região, fortalecendo o diálogo entre a comunidade e o poder público, além de acompanhar as iniciativas previstas e contribuir para o desenvolvimento do território.
Realizada por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Habitação, Gestão Territorial e Ambiental, o Ministério das Cidades, do Governo Federal, e o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), a iniciativa tem foco na política habitacional e busca garantir melhores condições de moradia, segurança e qualidade de vida para a população.
Instalado na rua Apolo, nº 107, o Posto Territorial será o principal canal de atendimento à população. No local, os moradores poderão obter informações sobre as etapas do projeto, esclarecer dúvidas, acompanhar as intervenções previstas para a região e participar das atividades de mobilização social promovidas pelo Periferia Viva.
Marcaram presença na inauguração a prefeita Lorena Oliveira, o vice-prefeito Diego Hernandez, o secretário nacional de Periferias, Vitor Araripe, o coordenador do Programa ONU-Habitat, Roberto Rüsche, a secretária de Habitação, Gestão Territorial e Ambiental, Camila de Oliveira, representantes da Caixa Econômica Federal, do Legislativo municipal e federal e moradores da região.
Próximos passos
O programa atenderá os bairros Parque Paulista, Jardim dos Reis, Vila Bela e Vila Ida, beneficiando cerca de 1.500 famílias por meio de ações de urbanização integrada, regularização fundiária, melhorias habitacionais, contenção de áreas de risco, reassentamento de famílias e implantação de equipamentos públicos.
Ainda durante o evento, a prefeita Lorena Oliveira destacou os projetos previstos para os próximos meses, como a construção de um Cras Jardim dos Reis, a reforma do Ginásio do Parque Paulista e da UBS Jardim dos Reis e melhorias em unidades escolares. Também serão realizadas obras de drenagem em áreas impactadas pelas cheias do Ribeirão Água Vermelha, beneficiando aproximadamente 70 mil moradores.