Franco da Rocha realizou Semana do Meio Ambiente com atividades em diferentes regiões da cidade
Programação gratuita incluiu oficinas, caminhada ecológica, limpeza da Cachoeira da Quarta Colônia e atividades em escolas, parques e equipamentos públicos do município
Conscientizar, preservar e aproximar a população das questões ambientais. Com esse objetivo, Franco da Rocha promoveu, entre os dias 1º e 5 de junho, a Semana do Meio Ambiente, uma programação especial com atividades educativas e práticas voltadas à sustentabilidade, realizadas em diferentes pontos da cidade ao longo da semana.
A agenda, organizada pela Secretaria de Habitação, Gestão Territorial e Ambiental, reuniu ações para públicos de diversas idades, incluindo plantio de mudas, distribuição gratuita de espécies nativas, oficinas de compostagem, hortas verticais, construção de forno solar, caminhada ecológica e atividades de educação ambiental em escolas e equipamentos públicos.
A abertura da programação contou com o plantio simbólico de mudas com crianças da Emeb Roberto Meconi, próximo ao Museu de Arte Osório César (MAOC). Ao longo da semana, outras unidades escolares também receberam atividades voltadas à conscientização ambiental e ao incentivo de práticas sustentáveis.
Entre os destaques da programação estiveram a limpeza do trajeto de acesso à Cachoeira da Quarta Colônia e o plantio de hortaliças com idosos do Centro Dia do Idoso (CDI), promovendo integração social e incentivando práticas sustentáveis no dia a dia.
A programação também contou com a distribuição de mudas na Praça Caieiras, no Viveiro Municipal e em uma ação educativa realizada no semáforo da rua Basílio Fazzi, além de oficinas em centros de convivência e unidades socioassistenciais, ampliando o alcance das atividades para diferentes regiões da cidade.
A iniciativa mobilizou moradores de diferentes faixas etárias em torno de ações práticas de sustentabilidade, ampliando o diálogo sobre a preservação ambiental e o cuidado com os espaços públicos.
