Educação capacita professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Jun 22, 2026 - 11:27
Educação capacita professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental

A Secretaria de Educação de Santana de Parnaíba segue com o processo de formação continuada dos professores da rede municipal de ensino. E na terça-feira (16/6) a pasta ofereceu mais uma capacitação do programa Alfabetiza Juntos, voltada aos educadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O curso ocorreu na sede da secretaria e reuniu cerca de 40 professores. 

A formação teve por objetivo fortalecer as práticas pedagógicas comprometidas com a construção da alfabetização na idade certa e com a promoção da educação integral dos estudantes. O curso focou no ensino da Língua Portuguesa e da Matemática, abordando temas como análise e utilização de dados de avaliações de leitura e escrita; valorização do ambiente de aprendizagem para a formação de leitores e escritores; e organização de grupos para leitura e escrita. 

Foram ainda destacados temas como trabalho com gêneros textuais; autonomia dos estudantes na revisão da própria escrita; estratégias para a compreensão do Sistema de Numeração Decimal; e resolução de problemas nos campos aditivo e multiplicativo, promovendo o pensamento matemático desde os anos iniciais.