domingo, fevereiro 5, 2023
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioESPORTESFutebolSereias conquistam a América e entram para a história do Futebol Feminino...

Sereias conquistam a América e entram para a história do Futebol Feminino – Santos FC

Por Pedro Mendes, do Memorial das Conquistas 
Há exatos 13 anos, no dia 18 de outubro de 2009, as Sereias da Vila faziam história ao vencer a primeira edição da Copa Libertadores da América de Futebol Feminino. A geração de Marta e Cristiane fez a audiência do futebol feminino disparar e lotou estádios pelo Brasil, incluindo claro, a Vila Belmiro na grande final. 
A CAMPANHA 
As Sereias representaram o Brasil nessa primeira edição de Libertadores Feminina após vencerem a Copa do Brasil em 2008. A competição contou com dez representantes, um de cada país membro da CONMEBOL, e foi sediada em três cidades: Santos, Guarujá e São Paulo.  
As equipes foram sorteadas e divididas em dois grupos, com partidas únicas em que os dois melhores times se classificavam para as semifinais. E logo de cara, as Sereias mostraram que iam em busca do título inédito. Venceram todas as partidas com direito a duas goleadas por 12 a 0 e 11 a 0, com destaque para a artilheira Cristiane, que marcou cinco vezes em cada partida. 
Na fase semifinal, também em jogo único, o Santos enfrentou o Formas Intimas, da Colômbia, que havia vencido três de seus quatro jogos na primeira fase. A partida ocorreu no estádio do Pacaembu e teve bom público, mais de sete mil santistas compareceram para empurrar O Peixe em busca da grande final.  
As Sereias tiveram o domínio durante toda a partida e confirmaram o favoritismo com mais um show de futebol, despachando as colombianas com uma goleada por 5 a 0, com gols de Maurine, Cristiane (2), Aline Pellegrino e Marta, carimbando a vaga para a decisão e deixando mais perto o sonho de conquistar a América. 
A DECISÃO  
Na grande final, as Sereias da Vila enfrentaram a equipe campeã paraguaia, Universidad Autónoma, que até então, tinha 100% de aproveitamento na Libertadores. 
Assim que as Sereias se confirmaram na decisão, a procura por ingressos foi altíssima e faltando poucos dias para a final já se tinha certeza de que teríamos um grande público no dia histórico para o futebol feminino. O jogo foi marcado para um domingo de manhã na Vila Belmiro, quando mais de 14 mil pessoas compareceram ao Estádio Urbano Caldeira, ansiosos por mais um show das Sereias da Vila. 
O técnico Kleiton Lima teve um grande desfalque para a finalíssima, a artilheira da competição Cristiane foi suspensa e ficou de fora, sendo assim, Kleiton levou a campo a seguinte escalação: Andréia Suntaque, Aline Pellegrino (Pikena), Carol Arruda, Janaína e Dani; Ester, Fran, Maurine e Érika (Suzana); Marta e Thais (Ketlen). 
A campanha do Santos na competição foi marcada por goleadas, e na final não poderia ser diferente, logo aos 13 minutos da primeira etapa, as Sereias abriram o placar com uma linda cabeçada de Maurine, no cantinho direito da goleira adversária. Aos 16, o talento da Rainha Marta apareceu, e após cobrança de falta perfeita, as Sereias ampliaram a vantagem. Já na segunda etapa, a imposição física das santistas ficou mais evidente e o Peixe marcou quatro gols em apenas 12 minutos. Primeiro com Érika aos dois minutos, Fran aos cinco, Thais aos oito e mais um de Érika para colocar a vantagem santista em 6 a 0. E quem pensou que o show da Rainha Marta tinha acabado se enganou, aos 25 minutos, a craque santista invadiu a área, pedalou, passou pela adversária e rolou para Suzana fazer mais um. Na sequência, Dani acertou um chute no ângulo e deixou o seu na decisão.  
O último gol, para fechar o placar, certamente foi um gol especial para o futuro das Sereias da Vila, após receber passe de Marta, a ainda adolescente Ketlen, de 17 anos, fez um dos gols mais importantes de sua carreira, na qual se tornaria a maior artilheira da história das Sereias da Vila e referência para o futebol feminino nacional. 
Vitória por 9 a 0 e América conquistada, certamente um título que colocou o Santos Futebol Clube como pioneiro e referência na modalidade em nosso país. 
sócio rei
ingressos
santos store
licenciamento
COMITÊ DE GESTÃO
CONSELHO DELIBERATIVO
BALANÇOS PATRIMONIAIS
VILA BELMIRO
CT MENINOS DA VILA
casa meninos da vila
MEMORIAL
DAS CONQUISTAS
EMBAIXADAS
parceiros
ouvidoria
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
masculino
sereias da vila
categoria de base
futsal
goalball

handebol

basquete
meninos da vila
peixinho da vila
fundação

títulos
ídolos
escudos
hino oficial
centro de memória e
Estatística
notícias

source

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

%d blogueiros gostam disto: