No dia 21 de junho, Francisco Morato sediou uma oficina do Programa Mortalidade Zero – Incentivo ao Aleitamento Materno.
O evento foi em alusão a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que ocorre desde 1992 em 120 países, inclusive no Brasil.
Neste ano, a Semana do Aleitamento Materno será de 1 a 7 de agosto e terá como tema: “Passe a amamentação: eduque e apoie”.
A Prefeitura de Morato, em parceria com o Programa Estratégia ODS e os municípios que integram o Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri (Cimbaju), participam do Programa Mortalidade Zero, desenvolvido pela Fundação Abrinq e que tem por objetivo atuar em conjunto com os municípios para zerar os óbitos infantis por causas evitáveis, por meio de palestras e atividades com gestantes e puérperas sobre promoção ao aleitamento materno.
Estiveram presentes à cerimônia o vice-prefeito, Ildo Gusmão, o superintendente da Saúde de Francisco Morato, Thiago Campos, a secretária de saúde de Franco da Rocha, Thais Marques, e os vereadores moratenses Jailton Santos e Jair Sene.
O evento teve como palestrantes Jucilene Rocha, psicóloga, especialista em saúde pública e assessora do Projeto de Fortalecimento da rede Estratégia ODS pela Fundação Abrinq, Ana Patricia Alves, enfermeira obstétrica e pós-graduada em saúde pública e assistente técnica do Programa Mortalidade Zero também da Fundação Abrinq e Maria Inês Rosselli Puccia, doutora em ciências e mestre e especialista em saúde pública pela USP, atua como professora universitária, pesquisadora e consultora em saúde materno-infantil.