Plantão
TRANSPORTES
Home > Política > Presidente do Senado quer votar projeto que pode mudar política de preços dos combustíveis
O texto prevê a formação dos valores tendo como referência as cotações do mercado internacional, os custos internos de produção e os custos de importação
Por Gustavo Sleman, às 22:18 – 18/01/2022
A medida pode impactar diretamente no custo de vida da população (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do PSD de Minas Gerais, pretende colocar em votação em plenário o projeto que pode mudar a política de preços de combustíveis. Segundo o parlamentar, a ideia é submeter, em fevereiro, a decisão ao Colégio de Líderes para decidir sobre a apreciação ou não da proposta após volta do recesso.
O texto, aprovado no início de dezembro pela Comissão de Assuntos Econômicos, prevê a formação dos valores dos derivados do petróleo tendo como referência as cotações médias do mercado internacional, os custos internos de produção e os custos de importação.
O projeto, de autoria do senador Rogério Carvalho, do PT de Sergipe, foi construído a partir de estudos e propostas apresentadas pela Federação Única dos Petroleiros e Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.
Para o coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar, a medida pode impactar diretamente no custo de vida da população.
O economista do Observatório e do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais, Eric Gil Dantas, alerta: apesar de importante, o projeto pode não ser suficiente.
Um outro projeto sobre o tema tramina na Casa. De autoria de Jader Barbalho, do MDB do Pará, o texto quer proibir a vinculação dos preços dos combustíveis derivados de petróleo aos preços das cotações do dólar e do barril de petróleo no mercado internacional.
Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.
Fale Conosco
Entre em contato conosco enviando sua mensagem
Siga-nos
2018 BANDNEWS FM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Presidente do Senado quer votar projeto que pode mudar política de preços dos combustíveis – BandNews FM – Rio
