quarta-feira, março 22, 2023
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioRegiãoMairiporãPrefeitura promove ações e caminhada do ‘Faça Bonito’

Prefeitura promove ações e caminhada do ‘Faça Bonito’

No dia 18 de maio, a prefeitura de Mairiporã, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Cultura e Esporte promove ações do ‘Faça Bonito’, dentre as ações está a caminhada no centro de Mairiporã por algumas vias (saindo da Rua Felipe Salomão Chamma, 165), a partir das 9 horas, para alertar e conscientizar sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Além da caminhada no centro, haverá uma caminhada às 15 horas em Terra Preta, saindo da Rua Papa Paulo VI – 55, e muitas outras atividades em diversos espaços como Unidades de saúde e escola.

As ações acontecerão também nos dias 16 e 17 de maio, com a finalidade de aprimorar tanto na defesa protetiva quanto na garantia dos direitos desse público vulnerável, além de disseminar informações aos usuários e profissionais do serviço da rede de proteção da criança e do adolescente de Mairiporã.

O símbolo da campanha é uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a necessidade de cuidado e proteção para um infância saudável, sendo assim, algumas crianças que frequentam o Centro de Convivência da Criança e do Adolescente (CCCA) prepararam dezenas de arcos de cabelo com flores, tudo feito manualmente, extraindo a criatividade de cada um dos menores.

PROGRAMAÇÃO

No dia 16, as ações de sensibilização aconteceram às 8 horas na Unidade Básica de Saúde do Caraguatá, começando com uma roda de conversa com técnicas e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV). Às 11 será feita a mesma conversa no Centro Comunitário Mara Siaulys, às 13 horas na UBS Cantareira e para fechar o dia no conjunto residencial Canaã, em Terra Preta.

As rodas de conversa com técnicas e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) continuam no dia 17, a partir das 8 horas na UBS Cantareira. Já às 11h acontecerá uma panfletagem no Parque Linear, que fica no centro de Mairiporã e também nas escolas Hermelina e Nide. No período da tarde, das 13h30 até 14h30 a panfletagem será no bairro Parque Fernão Dias e depois, às 15 horas nos bairros Capoavinha e Brilha.

CANAIS DE DENÚNCIA

Os canais para denúncia são diversos e entre eles temos o Disque 100 (Disque Direitos Humanos), o 153 (Guarda Civil Municipal), serviços gratuitos e que funcionam 24 horas todos os dias, podendo ser de forma anônima. Também há os contatos do Conselho Tutelar através do telefone (11) 4604-2345. O conselho oferece um serviço que pode ser acionado a qualquer hora do dia ou noite se uma criança ou adolescente estiver em risco, seja social ou de vida.

O contato do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) via o número (11) 4604-6443. Ainda há o Núcleo de Prevenção à Violência (NPV), que atende pelo contato no telefone (11) 4419-6517, isso sem falar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e serviços ofertado pela saúde. LEI 9.970/2000

O “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” foi instituído pela Lei Federal 9.970/00 e é comemorado anualmente no dia 18 de maio. A lei é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. A data foi instituída em memória à criança Araceli Crespo, de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES).

O Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes incentiva que em todo o Brasil sejam realizadas ações que visem alertar toda a sociedade sobre a importância de garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

%d blogueiros gostam disto: