A prefeitura, por meio da Coordenadoria de Saúde e Segurança do Trabalho junto à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e Escola de Governo, está realizando a 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat).
O evento ocorre no Paço Municipal Prefeito Dito Hernandez e tem o objetivo de promover a conscientização dos servidores públicos sobre a prevenção de acidentes e qualidade de vida dentro e fora do trabalho. Os temas das palestras envolvem segurança no trabalho; primeiros socorros; criatividade; sociabilidade; saúde da mulher, entre outros assuntos relacionados ao bem-estar dos colaboradores.
Nesta segunda-feira (11), primeiro dia de Sipat, a temática abordada foi “Segurança como um estilo de vida e ansiedade no trabalho”. De início, as equipes de Segurança do Trabalho e Defesa Civil realizaram dinâmicas para reforçar a importância das medidas de segurança, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e segurança coletiva. Ao longo das atividades, também foi servido um café para os trabalhadores.
Durante as palestras, para abordar a segurança como um estilo de vida, o técnico de segurança do trabalho, Guilherme Corrêa citou os principais focos de proteção em casa, no trânsito, no trabalho, de maneiras pessoal, patrimonial e financeiro, e também explicou aos trabalhadores que as principais formas de proteção começam em casa. Rodrigo Magalhães, também técnico de segurança do trabalho, apresentou as principais ideias da Cipa e sua função, deixando uma mensagem ao público que dizia “Eu cuido de mim, cuido de você e cuidamos um dos outros”.
Encerrando o primeiro dia de Sipat, a psicóloga da Coordenadoria de Saúde e Segurança do Trabalho, Aline Freitas explicou a diferença entre ansiedade e estresse no ambiente de trabalho e incluiu no evento uma técnica de meditação conhecida como mindfulness, que significa ‘atenção plena’ e se resume na prática de se concentrar completamente no presente, ajudando na prevenção da ansiedade.