sábado, fevereiro 4, 2023
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioRegiãoPrefeitura de Santana de Parnaíba realiza diversas atividades para marcar o Outubro...

Prefeitura de Santana de Parnaíba realiza diversas atividades para marcar o Outubro Rosa

Para conscientizar a importância da prevenção do câncer de mama, a prefeitura de Santana de Parnaíba realizará durante todo o mês de outubro a campanha “Para o câncer todo sexo é frágil” que neste ano discute em conjunto o Outubro Rosa e o Novembro Azul, de conscientização ao câncer de próstata que atinge o homens. O Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização contra o câncer de mama que é realizada desde os anos de 1990. 

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no triênio 2020-2022 deverão ser registrados no Brasil 66.280 casos da doença por ano. Uma incidência de 61,61 novos casos das doenças a cada 100 mil mulheres. Os casos de câncer de mama entre homens representam apenas 1% do total. 

Já o câncer de próstata registra uma incidência de 65.840 novos casos por ano no triênio 2020-2022, segundo o INCA, uma incidência de 62,65 casos para cada 100 mil homens e é a principal causa de câncer, depois do câncer de pele, entre a população masculina no Brasil. 

Neste ano, a campanha desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba, através das secretarias municipais da Mulher e da Família e da Saúde, engloba o Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama e o Novembro Azul de combate ao câncer de próstata. 

Programação

As atividades do Outubro Rosa têm início no dia 03 de outubro, segunda-feira, às 10h com a Live – “É hora de olhar para a pessoa mais importante da sua vida: você. Cuidados simples de vida que combatem o Câncer de Mama”, que pode ser acompanhada pelas redes sociais da prefeitura. 

No dia 05, acontece o Aulão de atividade física no Parque Colinas, às 7h30 e 19h e no Cento e Vinte, às 19h. No dia 06, o Aulão de atividade física no Parque – São Pedro e Parque Santana, às 7h30 e 19h. 

No período de 10 a 15 de outubro, serão realizados exames gratuitos de mamografia na SPX Fazendinha, no horário das 8 às 17h, com exceção do dia 12 que não haverá atendimento por conta do feriado. Os exames irão atender mulheres com mais de 40 anos e não será necessário fazer agendamento. As mulheres interessadas devem levar apenas um documento de identidade e o cartão SUS. 

No dia 14 de outubro, a partir das 9h, acontece palestra “Cuidados simples pela vida para combater o câncer”, na Arena de Eventos (av. Esperança, 450, Campo da Vila). 

Encerrando as atividades do Outubro Rosa, acontece no sábado, 15, a partir das 8h, a caminhada Outubro Rosa/Novembro Azul, com concentração no bolsão de estacionamento, no centro. As pessoas podem trocar um quilo de alimento não perecível pela camiseta do Outubro Rosa. 

Prevenção

A prefeitura de Santana de Parnaíba também desenvolve um importante trabalho de prevenção nas unidades de saúde da cidade que oferecem estruturas completas e profissionais qualificados, onde as mulheres podem realizar, durante todo o ano, o acompanhamento com um ginecologista. Fora isso, a cidade dispõe do Ambulatório Médico Especializado com profissionais qualificados para atender diferentes patologias, inclusive o câncer.

A Secretaria da Saúde também oferece atendimento voltado para os homens através de consultas e exames com urologistas para orientação e prevenção ao câncer de próstata. 

Casa Rosa

Desde 2016 a Secretaria da Mulher e Família realiza um atendimento especial de acompanhamento às mulheres com câncer na “Casa Rosa”. No local são atendidas em média 20 mulheres por mês, com o objetivo de reduzir os impactos físicos, sociais e psicológicos, favorecendo a reinserção social, proporcionando às atendidas diversas ações voltadas à atividade física, saúde, cultura, lazer e empregabilidade. 

No local são desenvolvidos grupos com temáticas diversas, ministradas por equipe multiprofissional com psicólogos, terapeutas, nutricionistas e fisioterapeutas e ainda são feitas a doação de próteses capilares e lenços para as mulheres em tratamento oncológico.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

%d blogueiros gostam disto: