O final de semana foi agitado para o agora candidato à presidência da Republica. O ex- presidente (2002-2010) oficializou sua campanha ao cargo máximo da Republica em ato das Centrais Sindicais, partidos apoiadores e uma multidão de mais de dez mil pessoas. O ato foi alem dos protestos por melhoria no salário e renda dos trabalhadores e contou com a participação musical da cantora Leci Brandão (PCdoB-SP), Daniela Mercury, Dexter e Francisco El Hombre.
Marcaram presença representantes de diversos partidos como Samia Cury e seu esposo Glauber Braga, ambos do Partido Socialismo e Liberdade, Orlando Silva do PCdoB também candidato à reeleição para deputado federal, Eduardo Suplicy que pode vir a concorrer ao Senado – e deu uma canja cantando Bob Dylan e fez dueto com Dexter – bem como, a jovem militância representada por Gabriela Gaborim e Jacson Andrade do PCdoB de Franco da Rocha junto com Cecília Alejandra e Wallyson de Carvalho por Francisco Morato.





Apesar da confirmação da candidatura o presidente Lula ter ocorrido no dia primeiro de maio, o ex-líder metalúrgico já vinha formando alianças com diversos campos políticos e num movimento ousado trouxe Alckmin, com o apoio do PSB, para ser vice-presidente. Fato que foi consolidado no dia 13 de abril de 2022.
No sábado Lula falou com as mulheres líderes da zona Noroeste da capital, ato que contou com a presença de Fernando Haddad, candidato a governador de São Paulo. Na ocasião foram discutidos os problemas de insegurança alimentar na região de Perus, Pirituba, Cachoeirinha, Brasilândia e dos municípios que compõem o CIMBAJU (Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã). Mais uma vez nossa região esteve representada com a presença da advogada e diretora jurídica do PCdoB, Sirleide Mastrochirico que levou demandas da região ao presidente Lula.

Enquanto Haddad, no Instituto Rosa dos Ventos da Brasilândia, teve a oportunidade de expor suas ideias no café da manhã com representante de diversas religiões e se comprometeu a combater o racismo religioso e a pressionar a prefeitura da capital no término das obras que estão paradas na região como o trecho norte do Rodoanel, ponte de Pirituba, hospital da cachoeirinha e demais projetos de habitação e saneamento básico. Também foi proposto a criação de um “Prouni paulista”, nos moldes do Programa de Bolsas de Estudo no ensino Superior criado por ele quando foi ministro da Educação
Continuando a peregrinação por São Paulo, Lula participou do congresso do PSOL onde foi declarado o apoio da sigla ao projeto petista. Com isso \ tão sonhada frente ampla para derrotar o Bolsonarismo vem se organizando de forma muito consistente já que o Partido dos Trabalhadores conta com o apoio do centenário PCdoB, PSOL, Partido Verde, Rede, Cidadania e parte do MDB – principalmente dos líderes do Movimento Democrático brasileiro nordestino.
Toda essa movimentação visa garantir a eleição de Lula ao terceiro mandato, e o mais importante: a governabilidade. Seus adversários, no entanto, patinam para conseguir apoios políticos relevantes, todavia ninguém nega que será uma eleição extremamente difícil mas um fato já está definido, nossa região estará no centro das discussões estaduais e federais nos próximos quatro anos.