Em reunião realizada no Paço Municipal na manhã de segunda-feira (8) com o Poder Legislativo, o corpo de secretários apresentou de forma transparente um pacote de ações que a prefeitura preparou e que serão executadas no próximo semestre em 2022.
Durante a apresentação das futuras realizações aos vereadores presentes, os secretários responsáveis pelas suas respectivas pastas traçaram um panorama do planejamento e destacaram algumas das metas a serem alcançadas num breve intervalo de tempo.
MELHORIAS INTERNAS
Pensando no bem-estar dos colaboradores e, consequentemente, numa melhor prestação de serviço ao contribuinte, a Prefeitura já implantou no final ano passado a ‘Casa do Servidor’, um espaço de acolhimento, visando atender os mesmos em diversos aspectos e não somente profissional. Além disso, a Gestão de Pessoas tem alguns objetivos já alcançados como o treinamento e entrega de equipamentos de proteção individual às merendeiras e ao pessoal da secretaria de obras e serviços; palestras aos professores e demais profissionais para o retorno às aulas presenciais com auxílio no desenvolvimento infantil, alertando para cuidados com a covid-19; debates com os colaboradores municipais sobre plano de cargos e salários.
Para 2022 as metas são as Implantações de exames periódicos aos servidores municipais; Exames demissionais; Criação e implantação da Comissão Interna de Prevenção de acidentes (CIPA); Treinamento de primeiros socorros; Implantação do Projeto de Ginástica Laboral; Treinamento de combate a incêndio; Entrega de kit primeiros-socorros em 140 pontos da prefeitura; Formação de equipe para realização de perícias médicas municipais, gerando economia aos cofres públicos; Implantação do RH-Visita e muitos outros.
SERVIÇOS PÚBLICOS
A Secretaria da Administração, Recursos Humanos e Modernização, por exemplo, elencou melhorias e avanços no quesito ‘Prefeitura Sem Papel’, baseado no decreto 9275/2021, que institui a implantação do ambiente digital da gestão documental junto aos órgãos da Administração Pública modernizando o sistema de protocolo, diminuindo os custos com o papel e proporcionando mais agilidade no atendimento e facilidade ao usuário. Além de outros objetivos, um dos destaques é a unificação do patrimônio mobiliário, centralizando todo o patrimônio de todas as secretarias num único espaço.
Melhorias na Implantação do processo digital; Implantação do novo modelo de IPTU premiado; Implantação da agenda 2030; Retomada de convênio com a Receita Federal referente ao ITR e muito mais por parte da Secretaria de Fazenda.
As inaugurações do Poupatempo, Procon e Centro de Formação Profissional já marcaram o cronograma de trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, porém há muitas outras conquistas futuras. Podemos destacar a criação do programa 1º emprego municipal, Incubadora de empresas; Programa Rodada de Negócios, Criação do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico, etc.
O Desenvolvimento Social elencou a Implantação do Cras Capoavinha; Reforma do Cras Centro; Implantação do Centro Dia do Idoso; Implantação da Residência Inclusiva e da Casa da Mulher Brasileira; Implantação de comitês diversos e muito mais.
A lição de casa por parte da Secretaria de Educação será a implantação do café da manhã em todas as unidades escolares, com novos itens no cardápio; convênio com a APAE para repasse de verba para transporte escolar e contratação de funcionários; entrega do Kit e do uniforme escolar; aulas de reforço em todas as escolas; lançamento da plataforma de comunicação EducaSim; Reformas e manutenções em diversas escolas e creches; Implantação de Atividades extracurriculares no contra turno; Semana do brincar e diversas outras programações.
Já a Unidade de Gestão de Cultura tem diversas agendas temáticas no calendário municipal de eventos, ligadas às questões raciais e culturais, sem falar nas ações que estão planejadas. Entre elas a Inauguração do Projeto Guri; Oficinas culturais presenciais e on-line; execução de 15 projetos da lei de incentivo à cultura de Mairiporã; Conferência Municipal de Cultural; Desenvolvimento de Projetos Técnicos; Cultura na Rua; Estruturação do setor de artesanato e muito mais.
Já a Secretaria de Habitação, Regularização Fundiária e Planejamento Urbano traçou planos para que os loteamentos da Vila Machado e Jardim Gibeon tenham suas áreas regularizadas, assim como outros nos bairros dos Bentos, Pirucaia e Caraguatá. Na Chácara Chibante serão entregues 53 títulos, 19 no Jardim Odorico e já há um acompanhamento no cartório de registro de imóveis de protocolos de 4 núcleos, sendo 146 lotes no sítio dos Pedrosos, 72 lotes na Joanina Ruffolo, 15 lotes no Santa Cruz, 13 lotes no Parque Industrial IV e 32 no Geraldo Joaquim.
A Secretaria de Meio Ambiente buscará implantar um projeto de Reciclagem de Resíduos Sólidos; Arborização e doação de mudas; Criação de área de soltura de animais em parceria com o setor privado; Criação de passarela para animais; Recuperação, limpeza e desassoreamento de lagos, córregos e nascentes; Incentivo ao turismo de observação de pássaros e outras ações voltadas para uma cidade que respeita e preserva a natureza.
Para a Secretaria de Obras e Serviços, 2022 será um ano de arregaçar ainda mais as mangas e colocar em práticas dezenas de projetos, como o asfalto em diversos bairros; revitalizações de áreas públicas como praças e parques; Revitalização do córrego e adequação do entorno da UBS de Terra Preta; Reforma e ampliação da UPA 24 horas; Construção do terminal rodoviário de Terra Preta. Além do mais, projetos de revitalização e execução do Parque da Família em Terra Preta, Mercado Municipal, Quarteirão da Saúde e Terminal Rodoviário central estão em andamento. Outras obras como drenagem, recuperação e melhoramentos em pavimentação em muitos bairros também estão na lista da pasta, em parcerias e convênios com os governos estadual e federal.
Na Saúde, as metas são as entregas de Unidades de Saúde; Revitalização do Centro de Especialidades Odontológicas; Projeto de Cirurgia de Catarata; Implantação do Centro Técnico de Formação em Gestão e saúde coletiva; Samu Municipal; Conclusão e entrega total dos dispensários de medicamentos e farmácias nas unidades de saúde; Programa de Transporte Sanitário; Mutirão da saúde e outros projetos voltados a qualidade de vida da população, entre eles o Centro de Referência da Saúde da Mulher
Manter e garantir a segurança pública no município é a prioridade da Gestão assim como tudo que traga benefícios e, para isso a pasta de Segurança Pública, Transporte e Mobilidade Urbana realizará feitos como a contratação de mais 13 novos guardas; implantação da patrulha guardiã Maria da Penha; Revitalização da sinalização viária; implantação de um posto dos bombeiros; contratação de mais 15 novos agentes de trânsito e ampliação do vídeo monitoramento na cidade; implantação do tiro de guerra; concurso para a Guarda Civil Municipal e muitas outras conquistas.
O Esporte e o Turismo também prepararam uma série de atividades para todos que queiram se exercitar, com um calendário de eventos esportivos e turísticos. Entre as melhorias estão o desenvolvimento do projeto do ‘pump’ e da pista de skate no parque linear; a inauguração da nova estrutura esportiva do campo do Colinas; Inauguração das aulas práticas do projeto de ciclismo; expansão da sinalização da trilha do canal, abertura de matrículas para todas as modalidades esportivas; início das obras do portal, da casa do turista e artesão, deck da chalana; continuidade do projeto ‘Descobrindo Mairiporã com os alunos da rede municipal de ensino; prestação de serviços de guias turísticos para todos os públicos, etc.
