sexta-feira, fevereiro 3, 2023
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioESPORTESFutebolFutebol pelos Objetivos envolve 50 confederações do esporte pelo mundo - ONU...

Futebol pelos Objetivos envolve 50 confederações do esporte pelo mundo – ONU News

Imprimir
Confederação Asiática de Futebol, AFC, acaba de aderir à parceria elevando a cooperação que promove metas globais à metade das associações regionais; Conmebol e Uefa também fazem parte da iniciativa, assim como a FPF de Portugal, projetando temas centrais da Agenda 2030 através da modalidade.
A iniciativa que envolve as Nações Unidas e Associações de Futebol na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS, conta agora com 50 membros.
A marca foi atingida nesta segunda-feira com a filiação da Confederação Asiática de Futebol, AFC. A parceria mais recente abarca 47 federações nacionais e cobre dois terços dos jovens do mundo.
Com a participação da confederação asiática, a Futebol pelos Objetivos passa à metade do total de seis associações globais. Da parceria já fazem parte a Confederação Sul-Americana de Futebol, Conmebol, e a União das Associações Europeias de Futebol, Uefa.
A filiação também está aberta a associações, ligas, clubes, fundações, ONGs e setor privado nos países. Nesse escalão, a lista de parceiros oficiais inclui a Federação Portuguesa de Futebol, FPF, e a Fundação de Futebol Liga Portugal.
 
A base da cooperação é que as práticas dos membros estejam em linha com a defesa e implementação de políticas associadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Os envolvidos na Iniciativa Futebol pelos Objetivos pretendem alavancar o futebol e a presença global da modalidade para fazer avançar questões como sustentabilidade, igualdade, direitos humanos e ação climática, promovendo atuações relacionadas às metas globais.
Anunciando a parceria com a AFC e associações afiliadas, a ONU elogia a criação de um plano abrangente e inclusivo para produzir iniciativas mais fortes, eficazes e transformadoras. A expectativa é que a cooperação entre as duas partes impulsione esse processo.
O presidente da AFC, Shaikh Salman bin Ebrahim Al Khalifa, ressalta a capacidade única do  futebol “de unir pessoas de todas as origens”. Para ele, trata-se de uma força poderosa e, como guardiões do jogo, existe o “dever e a responsabilidade de canalizar esse poder para instituir mudanças positivas e transformadoras”.
O diretor da Divisão de Divulgação do Departamento de Comunicação Global das Nações Unidas, Maher Nasser, para o impacto real do Futebol pelos ODS  é importante alcançar um público e um número de membros o mais amplo possível.
A adesão da AFC como 50º membro oficial é vista como um passo expressivo para alcançar mudanças significativas e avançar no cumprimento dos ODS. A nota saúda a Confederação e o “forte compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social”.
Imprimir

source

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

%d blogueiros gostam disto: