No último domingo (10), a Casa de Cultura Marielle Franco recebeu mais uma edição do Franco RPG. Jovens e adultos se encontraram para mergulhar no universo das histórias medievais e interpretar diferentes papéis nos jogos de interpretação.
O jogo consiste na organização de partidas que narram cenas colaborativas e participativas, onde os participantes interpretam personagens com a orientação do mestre da mesa, que conduz o jogo, como já diz a sigla RPG (Role-playing Game), que significa “jogo de interpretação de papéis”.
Assim que a partida é iniciada, ele conta a história para os jogadores, que devem interpretar seus personagens de maneira fiel durante as conversas e decisões do grupo. O mestre pode, a qualquer momento, inserir elementos de sua criação ao enredo, dando liberdade para a criatividade dentro do universo das aventuras.
Organizado por Thiago Rodrigues e Regiane Rocha, em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria da Educação e Cultura, o encontro disponibilizou diversas mesas para os jogos e antes de iniciar a partida, são escolhidas todas as características dos personagens, como aparência, idade e suas virtudes para superar possíveis obstáculos que aparecem ao longo da história em que ele está inserido.
Quem perdeu a primeira edição do Franco RPG pode ficar tranquilo porque estão previstos mais três encontros nos dias 24 de julho e 7 e 21 de agosto, das 13h às 17h na Casa de Cultura Marielle Franco.
