A Prefeitura de Francisco Morato, em parceria com o Coletivo Delibera Brasil, promoverá nos meses de setembro e outubro, em cinco sessões, Assembleias Cidadãs pelo Clima, com o objetivo de discutir o saneamento do município, cuja temática motivadora será “Como construir um saneamento básico acessível a todas e todos?”.
O lançamento do programa Assembleia Cidadã foi feito no dia 11 de agosto, na prefeitura de Morato, com a presença da prefeita Renata Sene, do vice-prefeito, Ildo Gusmão, e dos vereadores Rodrigo Marrone, Agnaldo Vidali, Anderson da Auto Escola, Jair Sene, Edson Nepomuceno e Marcia Della Torre.
Tal evento ocorrerá por conta de a cidade ter sido selecionada, entre 42 outras de todo o país, para estimular práticas de empoderamento cidadão na construção de soluções para grandes desafios, combatendo as desigualdades e formando uma ponte de participação concreta entre a comunidade e o poder público.
O Coletivo Delibera Brasil é uma organização sem fins lucrativos e suprapartidária que contribui para o fortalecimento e aprofundamento da democracia brasileira, promovendo a Deliberação Cidadã, principalmente a partir de uma metodologia de ação conhecida como Minipúblico.
A Deliberação Cidadã é uma forma de participação política que se integra aos processos democráticos de tomada de decisão, possibilitando que cidadãos estejam no centro do processo de maneira informada, ponderada e consequente.
As Assembléias Cidadãs, método que será aplicado em Morato, serão inovações democráticas que viabilizarão a deliberação ao recrutar e sortear um grupo pequeno, mas representativo, de uma comunidade ou população (de um bairro, cidade, estado ou até do país). Esse grupo dedicará o tempo necessário e será apoiado por uma equipe de facilitadores para se informar bem, deliberar e fazer suas recomendações sobre o tema para toda a comunidade.
Em Francisco Morato, as Assembleias Cidadãs serão realizadas nos dias 10, 17 e 24 de setembro, e 1 e 8 de outubro. Essa ação envolve os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, de números 3, 6 e 17, que, respectivamente, são: Saúde e Bem-Estar, Água Potável para Todos, Parcerias e Meios de Implementação.

