Para combater a intolerância e celebrar a paz entre as religiões, no último sábado (14), representantes de diferentes religiões participaram da lavagem da Escadarias do Bom Jesus da Paradinha. Este é o 5º ato inter-religioso organizado pela Associação Cultural Afro-Brasileira (ACAFRO) com apoio da pela Prefeitura de Franco da Rocha, junto ao Conselho de Igualdade Racial e Religiosa (COMPIR).
Para dar início ao ato, os religiosos se concentraram na Praça Domingos Antônio Lopes, em frente à estação Baltazar Fidelis da CPTM, onde os músicos do candomblé, conduzidos pelo mestre Aloísio, se preparavam para saída do cortejo com seus atabaques, agogôs, afoxés e berimbau.
Na igreja, a mãe da santo e presidente da ACAFRO Iyá Tânia, distribuiu margaridas, que simbolizam amor e paz entre as pessoas. O padre José Antônio emocionou os demais religiosos: “Estarmos aqui neste momento é uma benção e tem um valor imensurável. Não viemos para fazer proselitismo ou a pregação da nossa religião; estamos aqui hoje porque somos humanos, pisamos no mesmo chão e respiramos o mesmo ar, é o mesmo céu que nos cobre e é o mesmo Deus com tantos nomes que nos acolhe como um pai”, disse o padre.
Iyá Tânia ainda reforçou o discurso dizendo que é uma alegria enorme o reencontro dos amigos após o período de isolamento. “Esse momento é lindo e cheio de luz”, afirmou a mãe de santo. Os religiosos subiram até o topo da escadaria e iniciaram a lavagem, em que foram derramadas água de cheiro e margaridas.
Homenageados pela ACAFRO
Ao final do evento, foram entregues homenagens às pessoas que fazem parte de lutas contra a intolerância religiosa, racismo, xenofobia, transfobia e homofobia. Entre os homenageados estiveram a pastora Alexia, transexual que busca espaço para os evangélicos LGBTQIA+ na sociedade e na própria religião. “Hoje é um dia muito importante onde posso representar a todes que querem ser ouvidos e querem ter algo para acreditar. Continuarei neste movimento para haja espaço para todas as pessoas” comentou a pastora.